Kim Jong-un Estreia em Público Limosine Presenteada por PUTIN

Kim Jong-un Estreia em Público Limosine Presenteada por PUTIN. Foto: KCNA Kim Jong-un Estreia em Público Limosine Presenteada por PUTIN. Foto: KCNA

Em uma aparição pública inédita no dia 15 de março, o ditador norte-coreano Kim Jong-un foi visto utilizando o carro Aurus, um presente luxuoso do presidente russo Vladimir Putin, entregue no último dia 18 de fevereiro. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Aurus Senat. Foto: DivulgaçãoAurus Senat. Foto: Divulgação

O Aurus, um símbolo do luxo automotivo russo, foi desenvolvido a pedido direto de Putin, com o intuito de criar uma alternativa nacional aos veículos de luxo estrangeiros. O primeiro modelo da marca, o Senat, começou a ser fabricado em 2018 sob a supervisão do Instituto Central de Pesquisa Científica de Automóveis e Motores Automotivos da Rússia (NAMI).

Aurus Senat. Foto: Divulgação

Desde 2018, Vladimir Putin adotou um Aurus Senat como seu carro presidencial, destacando a qualidade e o prestígio do veículo, que se tornou disponível para o público geral em 2021.

O modelo Senat é oferecido em três versões: a padrão, a Long e a Limousine, sendo esta última comparável ao luxuoso Mercedes-Maybach Pullman em termos de design e características, incluindo uma carroceria alongada. De acordo com o site oficial da Aurus, o Senat Limousine é descrito como o “primeiro carro de luxo da Rússia”, simbolizando o “renascimento do potencial industrial, científico e tecnológico” do país. O veículo é totalmente blindado e equipado com um potente motor V8 híbrido biturbo de 4,4 litros, capaz de produzir 590 cavalos de potência e 649 lb-pés de torque, com a NAMI responsável pelo desenvolvimento do motor, que contou com a colaboração da Porsche.

Aurus Senat. Foto: Divulgação

Recentemente, a Aurus expandiu sua linha de produtos com o lançamento do SUV Komendant na Rússia, em 2023, marcando um novo capítulo na história da marca de luxo russa.

Fotos e vídeo: Divulgação / KCNA

Back to top